sábado, 14 de novembro de 2020

As dicas mais importantes para conseguir aprovação no ADSENSE

Por que outros blogs conseguem a aprovação do adsense e eu não?

Desde que comecei o blog, sempre tive o objetivo de conseguir monetiza-lo e via que eu não era o único, muito pelo contrário. Me disseram que adsense não é tão simples quanto parece nem paga quanto imagina, mas isso não importava pra mim porque eu só queria ter o direito de monetizar mesmo se fosse pra ganhar 1 centavo por mês.

Foram meses postando e esperando pela aprovação e nunca que vinha, pra piorar chegou a pandemia do coronavírus e o google lançou uma nota que estava com seus serviços de aprovação limitados, piorando tudo. Nesse meio tempo além de ver alguns blogueiros desistindo, pesquisei bastante o que precisava ser feito para conseguir a aprovação e agora gostaria de compartilhar com vocês.

Pouco conteúdo publicado

Um dos principais motivos pela não aprovação é a falta de conteúdo publicado. Apesar de não ter um número fixo e explícito informando quantos posts você precisa ter, estima-se que a quantidade mínima seja algo entre 35 a 50 publicações diferentes com conteúdo original e que também falam que o conteúdo precise ter ao menos 500 palavras. É importante também ter páginas fixas como sobre e contato.

Conteúdo Proíbido

Esse aqui apesar de parecer meio óbvio também precisa ser dito. Criar um site ou um blog e ganhar com isso não se trata apenas de alimentar o site com conteúdo de músicas, filmes ou séries, colocar downloads indevidos e esperar ficar rico. O adsense é bastante rigoroso e ele não irá tolerar conteúdos que deem copyright, falso ou pirata. Isso está fora de questão, é banido.

♣ Leitura Recomendada: Como ligar 3 monitores no notebook que tem apenas 1 HDMI

Seu site ou blog é muito novo

Outro ponto bastante comum das pesquisas pelos fóruns e sites é que para que se consiga a aprovação do adsense é necessário que o seu blog tenha no mínimo 6 meses de existência. Novamente essa é uma regra aparentemente subjetiva pois existem relatos de criadores de conteúdo que conseguiram com menos. No entanto, comigo mesmo foi 1 ano exato para que efetivasse o registro (lembrando que citei a parte do COVID informado pelo google).

Tenha um domínio próprio

Assunto recorrente pelos blogs é se faz necessário ter um domínio para ajudar a acelarar a aprovação. Infelizmente eu não consigo provar que isso deu certo, porém particularmente eu não quis correr o risco e comprei um domínio diretamente pelo blogger. Existe outras opções de fácil acesso por aí que também servem.

Organização do seu site

A análise não é feita por robôs até onde dizem e portanto, é preciso ter uma boa arrumação do seu site ou blog. Cuide da tradução completa do seu site, evitando que fique com trechos em inglês e português, matenha página de contato para auxiliar quem quiser se comunicar, mantenha um mapa do site acessível para que a navegação fique fluida, não exagere em vídeos, GIFs e imagens. Seu blog deve ser limpo e isso não quer dizer que não pode coloca-lo do seu jeito, apenas pense que você estará passando a sua experiência para outros usuários e que querem se sentir confortáveis onde estão.

♣ Você também pode gostar: A minha primeira operação com opções

Visite a comunidade Adsense

Isso mesmo, lá tem muitas publicações e no mínimo 10 perguntas iguais as que você terá. Perca algumas horas lendo tudo que tem lá e você agregará muito conhecimento sobre como manter o seu blog de acordo com as políticas. Um ponto negativo da comunidade e que ao mesmo tempo os atuais experts que aparecem por lá parecem não ter muita paciência para responder e não acrescentam muito conteúdo, então você precisara ler muito para conseguir filtrar boas respostas.

Conteúdo original e de qualidade

Li muito sobre o que seria de fato um conteúdo relevante para conseguir a aprovação. Muitos blogs perguntando o que tinham de errado em seus domínios e ao entrar, por exemplo um site de notícias, matérias rasas com quase ou nenhum texto, sem qualquer tipo de arrumação e em praticamente todas as vezes um conteúdo que já foi visto da mesma forma em todos os sites grandes. Conteúdo copiado então nem se fala. Você pode sem problema algum falar sobre um assunto que já foi muito falado, porém você precisará usar a criatividade e usar o seu toque para diferenciar a sua publicação dos outros, tente inovar em alguma coisa. Sempre é possível.

Busque mais tráfego

Neste meio, todos ganhamos principal com a progaganda de empresas que querem divulgar seus produtos e serviços. Pense bem, essas empresas não querem que seu conteúdo esteja em qualquer lugar e que principalmente, seja pouco acessado. Desta forma, antes de pensar na aprovação para monetizar, tente aumentar as visualizações de alguma forma. 10.000 visitas por mês não é muito, acredite, isso na verdade é bem pouco. A dica é estar presente em diversas redes sociais, divilgar o seu conteúdo, lembrando que é proibido fazer spam e utilizar de métodos inadequados como bots no twitter por exemplo.

♣ Publicação relevante: Ranking da Blogosfera - Setembro de 2020

Não se esqueça de rodar o próprio site do adsense e ver as dicas que eles já passam para lhe auxiliar. Existe também um canal no youtube deles. Evite esses cursos pagos que lhe oferecerem, conseguir a aprovação não é assim tão difícil seguindo as dicas citadas, diferente de conseguir uma boa rentabilidade com seu site, aí sim pode valer a pena.

Por fim, a dica final é que manter um blog ou site é trabalhoso e 6 meses é pouquíssimo tempo apesar de não parecer no início, portanto, foque em deixar o seu ambiente bom e com bastante leitores/seguidores, lembrando sempre que você precisa de bom conteúdo. Aos poucos você irá dedicando mais tempo e percebendo se vale a pena investir pois não tenha dúvida que é trabalhoso manter um site ativo com qualidade e quantidade.

4 comentários:

  1. Fala Engenheiro, estou prestes a comprar um apartamento térreo pra deixar alugado, devo contabilizar só meu patrimônio líquido mesmo?

    Deve ser mais fácil, não sei como fica pra você no ranking.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lyrical, o que sempre utilizamos é o patrimônio líquido. O certo seria separar sim, apesar de poder ocorrer de ter uma queda muito grande isso fica explicado nas suas próprias postagens.

      Posso até citar no ranking.

      Abraços!

      Eliminar
  2. Engenheiro! Interessante o post, faz tempo que tento monetizar mas não consigo, aparentemente esta tudo ok... Qual o custo do seu domínio e aonde vc comprou?

    ResponderEliminar
  3. JP, a equipe deles ficou reduzida por causa do COVID, pode ser o motivo do seu atraso, acredito que foi o meu.

    O domínio se não me engano custou 40 reais por um ano, comprei do google domains que é oferecido direto na ferramenta do blogger. Mas tem outros, eu preferi esse pra não ter erro.

    ResponderEliminar