terça-feira, 12 de novembro de 2019

Planilha de Controle Financeiro

Após criar o blog e passar a frequentar mais outros blogs, twitter e outras redes sociais, venho percebendo tudo que os educadores financeiros falam atualmente. Uma dessas percepções é a falta de controle das pessoas sobre seus gastos.

Pensando nisso, venho pensando em compartilhar a minha planilha de controle em excel que é minha parceira desde 2015 quando descobri todo esse mundo da finansfera. Faço alterações nela constantemente de acordo com o meu gosto para determinada época, porém parei e fiz alguns ajustes de forma que qualquer pessoa pudesse utiliza-la.

Peguei essa planilha em algum lugar que não consigo me lembrar e desde então a mesma foi sendo alterada diversas vezes por mim.

O intuito dessa planilha é de expandir o conceito para o máximo de pessoas possíveis de forma com que consigam controlar seus gastos. Sei que atualmente o controle por meio de aplicativos está muito mais acessível, porém eu prefiro a minha boa e velha companheiro.

Dito isto, fica a vontade aqueles que quiserem usar e os que não quiserem espero que este post te acrescente de alguma forma.

Também tenho um segundo modelo em mente que já venho pensando em desenvolver de forma que tenha menos abas e fique mais dinâmico (é preferência de cada pessoa o modo de visualização porque ambas farão as mesmas coisas).

Abaixo, segue uma explicação de como usar a planilha.

Primeiramente cabe esclarecer que eu utilizo uma planilha a cada ano, adicionando o ano atual no nome do arquivo para evitar confusão.

Vou postar duas abas principais e uma mensal que servirá como exemplo. Separei também em números para ficar mais fácil de se encontrar.


A primeira aba com a qual você vai se deparar se chama "HOME".

1. Controle Financeiro - Nada a declarar, somente uma tabela com hiperlinks que você pode clicar em cada mês e te levará para a aba do mês clicado.

2. Contas - Aqui você deverá colocar todas as contas que você utiliza. Repare que no exemplo eu dividi a conta INTER em 3 pois o aplicativo permite isso. Poderia ser somente 1 caso quisesse, a organização fica a sua escolha. É importante que coloque suas contas pois todas as abas de meses puxarão essa tabela como base.

3. Tabela contendo todos os gastos por mês com uma visualização mais fácil. Aqui você deve alterar somente as linhas da coluna "CATEGORIA".

Toda categoria que está em preto sempre entrará como número positivo na conta.
Toda categoria que está em vermelho sempre entrará como número negativo na conta.

Tem espaço para cadastrar diversas categorias e deixei algumas como exemplo. Este cadastro é obrigatório pois todos os meses terão como base essa tabela.

4. Nesta tabela você não deve mexer em nada. O que ela faz é somente somar todos os meses de cada categoria além de consolidar as contas no final.


A segunda aba foi denominada como  "PATRIMÔNIO".

Nela, primeiramente você deverá inserir a data de 01/01/20XX pois todas as outras linhas serão calculadas a partir desta.

Você também poderá mexer na coluna OBSERVAÇÕES para anotações específicas de cada mês caso queira. Eu praticamente não uso, mas é bom ter para registrar alguma anomalia caso ocorra.

As demais colunas são calculadas automaticamente a partir das abas de meses.


A terceira aba a ser menciona é a maior de todas, que é a de cada mês e portanto terão 12 abas denominadas uma a uma como por exemplo "DEZEMBRO"

1. Na primeira tabela você verá todas as suas contas cadastradas na aba HOME.

Na coluna SALDO ANTERIOR você verá a consolidação de todas as contas refletindo o saldo no mês atual. o SALDO ANTERIOR do mês presente é o SALDO ATUAL do mês anterior.

Na coluna SALDO PROJETADO a mesma considerará todos os lançamentos inclusive os futuros para o mês que se está cadastrando.

Na coluna SALDO ATUAL irá fazer o mesmo que o projetado, somente do primeiro dia do mês até a data que se mexe na planilha.

2. Partimos para uma tabela que eu praticamente não uso pois não tenho cartão de crédito, porém se você usa talvez tenha uma utilidade.

Na coluna cartão de crédito você precisa dar nome ao seu cartão exemplo "saraiva".

Precisa cadastrar também na aba HOME uma categoria chamada "saraiva-gateway"

Na coluna fatura real, ele irá somar toda entrada ou saída que na coluna descrição da tabela 4 ou 5 conter a palavra "saraiva".

Na coluna gateway ele irá somar sempre que tiver a categoria "saraiva gateway".

Dessa forma você se organiza com o que já está pago e etc. Eu nunca utilizei.

3. Na tabela 3 apenas uma consolidação do que entrou e saiu para fácil visualização, sem mistério (seguindo a mesma lógica de projetado e atual).

4. Aqui você fará todos os lançamentos do seu mês. Na 4 eu guardo para colocar dividendos, rendimentos, salários, transferências de uma conta pra outra e etc.

5. Nesta tabela eu lanço todos os gastos ou receitas como alguma venda por exemplo.

O preenchimento para as tabelas 4 e 5 se dão da seguinte forma.

Data,
Categoria (já cadastrada na aba HOME),
Descrição (que você quiser),
Descrição 2 (idem),
Conta (cadastrada na aba HOME),
Entrada (caso tenha sido um valor recebido),
Saída (caso tenha sido algum gasto).

6. Gráfico que irá demonstrar os seus lançamentos de categorias daquele mês. Sem mistério.

7. Botão "HOME" inserido em todas as abas te levando para a aba HOME com maior facilidade.

8. Tabela isolada de gastos por categoria para o mês vigente, nada a ser alterado aqui, somente para visualização.

9. Consolidação da tabela 8.

________________________________________________

CONSIDERAÇÕES:

- A partir do primeiro mês que você utilizar, deverá colocar manualmente na aba do mês vigente, tabela 1, o saldo anterior de cada conta cadastrada.

- Janeiro sempre terá que dar o input de saldo anterior em cada conta cadastrada pois a planilha foi concebida de forma anual e eu não gosto de vincular planilhas pois a chance de dar erros é muito grande.

- Para transferir dinheiro de uma conta para a outra você irá fazer 2 lançamentos. Um de entrada para a conta que o dinheiro foi transferido. Outro de saída para indicar de onde o dinheiro saiu. Se não fizer assim suas contas não irão fechar.

________________________________________________

Estarei à disposição para dirimir quaisquer dúvidas expostas nos comentários. Críticas, elogios, sugestões e hates são bem vindos.

Espero que eu consiga ajudar muitas pessoas disponibilizando esta planilha.

A planilha pode ser baixada através deste LINK AQUI.

VERSÃO 1.0 - 12 de novembro de 2019.

Um abraço e muito trabalho para todos!

2 comentários:

  1. Engenheiro, peço descuplas, pois falei que iria fazer o ranling de outiurbro, como estou há quatro dias com problemas de ordem pessoal, não conssegui fazer nada na blogue e nem estou podenddo usar muit o computador
    Você poderia assumir o ranking a partir desse mês, pois do jeito que estou não conseguirei fazer nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro carinha, faço sim. Tem como vc me passar a planilha pra eu pegar os dados antigos? Envia pro meu email ou me fala um link de download. oenginvest@gmail.com

      Eliminar