quarta-feira, 30 de outubro de 2019

SELIC cai novamente. O que muda?

Meus caros colegas, amigos leitores, venho dar uma notícia que para o mundo da internet já não é mais tão nova assim.

SELIC CAIU DE NOVO!!! 5%

"No final da tarde, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduziu a Selic de 5,5% para 5% ao ano – a menor desde 1999, quando começou o regime de metas de inflação." - G1

Já temos estudiosos/especuladores falando em reduzir mais 0,5%

O que é a taxa SELIC?

Segundo o site Toro Radar, a Selic é a taxa base de juros da economia no Brasil, sendo ela a utilizada no mercado para financiamento de operações com duração diária, reproduzidas em títulos públicos federais. A sigla SELIC significa o Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

A SELIC é sistema computadorizado usado pelo governo, sob responsabilidade do Banco Central do Brasil, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos.

O cálculo da taxa SELIC se faz pela média ponderada dos juros dos bancos.

Como isso nos afeta?

Bom, a poupança que já era ruim, vai ser ainda pior.

Inflação estimada em 3,29% ao ano. Isso faz com que a poupança renda 0,2% ao ano. Tesouro SELIC  em aproximadamente 0,6% ao ano.

Seu dinheiro não vai render nada!

Ou seja, precisamos botar o dinheiro para trabalhar. Todos os educadores financeiros estão abrindo as portas para que você faça a migração do seu dinheiro para a renda variável. Os números de ingressantes não param de crescer.

O que isso afeta as empresas?

Temos 2 exemplos:

O primeiro é. Se uma empresa possui altos investimentos, ela tem uma dívida cujos juros anuais somam 55 milhões. a partir de agora passará a ser 50 milhões. da pra entender a proporção disso para os grandes players meus caros colegas? se sua despesa financeira é menor, seu lucro líquido é maior. maior valorização, maiores proventos. O ROI aumenta.

O dinheiro parado que as empresas costumam manter será melhor utilizado se colocado pra trabalhar, aplicando em investimentos, produtos, novas unidades. Isso faz com quem gere novas contratações. O povo com mais dinheiro, menos desemprego.

As expectativas são MUITO GRANDES.

E você que está com medo de entrar ou migrar pra renda variável? Eu fiquei pelo menos 3 anos com medo, faça como eu e dê o primeiro passo.

Compre uma pequena quantidade de ações e como diz o Primo Rico, faça o SKIN IN THE GAME. Quando você bota seu patrimônio pra jogo fica mais fácil estudar e aprender. Comece devagar e verá a mágica das ações e seus dividendos.

Um abraço pessoal!

Sem comentários:

Publicar um comentário