segunda-feira, 21 de outubro de 2019

DIETA: Dia 7 - Semana 1 (É um milagre?)

Boa tarde a todos. Iniciamos a semana com uma boa notícia: A dieta está funcionando.

Figura 1 - atualização da semana.

Mas, será que eu realmente perdi mais de 1kg nessa semana?

Provavelmente não, mas o corpo humano é assim mesmo.

Tem dias que perdemos mais, outros menos. Isso se deve ao fato de que o corpo humano é composto por até 60% de água.

Sabe aqueles dias que você se sente mais inchado, mas não necessariamente engordou? Provavelmente é uma retenção de líquidos.

Os primeiro kg que alguém perde logo no início e já acha que está emagrecendo horrores na maioria das vezes se trata apenas de líquidos que você está jogando fora. É assim mesmo, é normal.

Talvez tenha 1 ou mais semanas que meu peso poderá se apresentar acima do estimado e não necessariamente porque eu fugi da dieta.

Falando em dieta, minha semana foi muito melhor do que eu esperava. Passei por quase todos os dias muito bem, sem furar e sempre mantendo o meu GET. Teve um dias que eu fiquei sem janta e comi um HOT POCKET, que por sinal estava uma delícia.

Figura 2 - Que delícia, sério.


"Mas Engenheiro, quem faz dieta não pode comer junk food."

Meus caros colegas essa é a mágica do IIFYM. Tudo que eu fiz foi ajeitar minhas calorias do dia e tudo está certo. Obviamente como já disse em outro post esse não é o melhor caminho, mas você também não precisa passar fome ou viver como um santo. Entende que vira um estilo de vida? Quando sair no final de semana, posso tomar cerveja. Quando chegar o natal, poderei ter um trash day. Tudo é permitido, desde que respeitados os seus limites individuais.

Claro que, quanto mais limpo você comer mais próximo você vai estar dos seus objetivos e consequentemente mais saudável. No entanto, jamais se prive de viver, a vida é um equilíbrio.

Retomando um pouco sobre o assunto retenção de líquidos. Muita gente ignora a quantidade real de água que deve ser consumida no dia a dia. E adivinhem só, o será que faz você acabar com sua retenção de forma mais rápida?

A ÁGUA!!!

A Organização Mundial da Saúde não tem uma definição unânime sobre isso e nem aqueles 2 litros de água que crescemos acreditando está necessariamente correto. A verdade é que boa parte da população por fazer passar dias sem beber nem metade disso.

Focando no sexo masculino, eu particularmente bebo de 3 a 4 litros por dia e recomendaria isso para vocês também. Fica perceptível o rim funcionando através do clareamento da urina, bem como da quantidade de vezes que se vai ao banheiro aumentando a quantidade.

Devo falar que é preciso é tomar cuidado que novamente, tudo tem limite. Existem alguns problemas que podem acontecer caso você tome muita água mesmo, que também não teria número, mas que eu costumo pensar em algo acima de 8 litros por dia.

Portanto pessoal, encerro o post com as fotos das minhas perdas na balança como prova.

Figura 3 - Evolução semanal do peso







8 comentários:

  1. Nada contra junk food, mas hot pocket é foda, né? hahaha
    O tanto de ingrediente desnecessário que não vai melhorar em nada sua vida... poderia ter sido um hamburger caseiro, muito mais gostoso, huauhaa.
    (tô opinando aqui só de chata, não faço o mínimo acompanhamento alimentar)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkk cheguei em casa tarde do trabalho, acabou a janta. Você tira do congelador, 2 minutos de microondas e tá pronto, maravilha! Ou pode ter sido a minha fome, quem sabe

      Eliminar
  2. Parabéns pela conquista, Engenheiro.
    Coloquei seu blog na minha blogroll. Seu conteúdo está top.
    Me fez abrir o note para postar no blog (já que o blogspot tem um problema com o WP e não nos deixa comentar rs).
    Foco total!!
    Grande abraço, Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Stark. Comentários construtivos. são sempre excelentes motivadores em qualquer rede. Não sabia dessa restrição contra o WP. É o meu Tema específico ou qualquer um do domínio blogspot?

      Eliminar
  3. Legal que está dando certo seu método!! Preciso perder muitos quilos e acho que fazer uma série no blog é uma baita autoajuda!
    Está muito legal o conteúdo!
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado concurseira! Que minha série te incentive a perder os quilos desejados!

      Eliminar
  4. Muito legal sua jornada.

    Eu comecei um processo de emagrecimento em Março desse ano, até agora são 12,8kg a menos.

    Eu passei por um ciclo de engorda desde meados dos 12 anos de idade, claro, não virei um daqueles super-gordos mas eu já cheguei a ter um IMC de 30,4 e hoje estou com IMC de 25,5. Eu sei que o IMC sozinho não é um bom indicador, mas quis usar ele apenas como referência para você ter uma noção.

    É muito bom o emagrecimento, não apenas por questão estética, mas também por saúde, eu sinto que transpiro menos do que antes e que meu condicionamento físico melhorou mesmo sem mudar minha rotina (me considero um pouco sedentário).

    Vou seguir acompanhando sua jornada, principalmente pelas informações ricas que sempre traz nos seus posts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios. Conte comigo na sua empreitada, exercício físico é vida!

      Eliminar